Misturas Homogêneas e Heterogêneas
As misturas podem ser homogêneas ou heterogêneas. Elas são formadas por duas ou mais substâncias e o que as distingue é o fato de serem ou não perceptíveis.
Misturas Homogêneas
São aquelas em que não se consegue perceber a diferença entre duas ou mais substâncias.
Elas apresentam-se de forma uniforme, em apenas uma fase (monofásica). Isso acontece porque as substâncias se dissolvem e se tornam, na verdade, uma solução.
Exemplos:
- copo de água com açúcar - mistura homogênea líquida
- cadeado de latão (embora não se consiga ver, o latão é feito a partir de uma mistura entre cobre e zinco) - mistura homogênea sólida
- ar - mistura homogênea gasosa
Misturas Heterogêneas
O mesmo não acontece com as Misturas Heterogêneas. Neste caso é nítida a presença de duas ou mais substâncias numa mistura. Apresenta duas ou mais fases (polifásica).
Exemplos:
- água com óleo - mistura heterogênea líquida
- ouro e areia - mistura heterogênea sólida
Não existem misturas heterogêneas gasosas.
Misturas Coloidais
Há, ainda, outro tipo de misturas: as chamadas misturas coloidais.
Embora pareçam ser homogêneas, pois a diferença entre as misturas não é perceptível, essas misturas são heterogêneas. Isso porque essa diferença se torna clara através da utilização de instrumentos.
Exemplos:
- o sangue: aparentemente homogêneo, através do microscópio é possível verificar que o mesmo é composto por glóbulos, plaquetas e plasma.
- o leite: também com aparência uniforme, o leite é composto por água, gordura, proteínas, entre outros, os quais somente podem ser vistos mediante análise laboratorial.
As misturas coloidais são um tipo de mistura heterogênea cuja diferença entre as misturas não é perceptível a olho nu.
Comentários
Postar um comentário